quinta-feira, 27 de maio de 2010

[Séniores] Entrevista - João Vasco

João Vasco, um dos capitães da equipa sénior da UDC falou ao blog sobre a época que agora chega ao fim, sobre o campeonato e os seus intervenientes, sobre o clube e sobre os excelentes resultados do futebol juvenil da UDC.



Blog UDC - A apenas uma jornada do fim do campeonato que balanço fazes desta época na UDC?

JV - Obviamente que o balanço desta época é negativo. A classificação actual fala por si só. Deveriamos estar a lutar pelo 1º lugar nesta altura e não por um 9º ou 10º, mas a realidade é esta e é por isto que teremos todos que dar a cara. 
Pelo seu historial, a UDC tem que entrar em qualquer prova para ganhar. Ninguem precisa de nos exigir isso, é algo que todos os atletas já têm que sentir quando vêm para o clube e apartir daí trabalhar sempre com esse objectivo. 


Blog UDC - Mas se os objectivos da equipa passavam por uma subida de divisão, o que falhou?

JV - Houve inumeras situações que contribuiram para este desfecho. A verdade é tinhamos realmente uma boa equipa no inicio da época e todos acreditavamos que poderiamos fazer um excelente campeonato. 

Só que começámos francamente mal, muito irregulares em resultados apesar das boas exibições. Perdemos muitos pontos em jogos proibidos, principalmente em casa com Obidos, Santo Amaro, Turquel e Vieirense e depois nas deslocações importantes como GRAP e Biblioteca tambem não fomos capazes de fazer melhor.

Depois houve jogadores que acabaram por desistir, outros lesionaram-se e foram obrigados a paragens prolongadas, outros por motivos profissionais tambem tiveram que se ausentar e de um plantel de 27/28 demos por nós com 10/12 jogadores, sem peças importantes, a ter que fazer adaptações e sem jogadores nos treinos. Estes 2 ultimos meses são o espelho desta situação. Tinhamos iniciado bem a 2ª volta, estavamos a recuperar mas por um ou outro motivo deixámos de ter as pessoas nos treinos e é complicado trabalharmos o que quer que seja com 8 ou 9 jogadores por treino. É uma situação bastante desmotivante, quer para os poucos jogadores que vão cumprindo, como tambem para o treinador.

Penso que não haverá equipa nenhuma no mundo que consiga resultados sem trabalhar e sem jogadores nos treinos.
É importante que as pessoas avaliem bem a sua vida antes de se comprometerem com um clube. É importante que se lembrem que o futebol é um desporto de Inverno, com 30 e tal jogos, com outras tantas semanas de treinos em que vai haver dias de chuva, vai haver dias de frio, dias em que há jogos na TV, e depois é tambem importante que se consiga conciliar a vida profissional e escolar com o futebol.

Mesmo a este nivel, para se jogar futebol têm que se fazer alguns sacrificios e é importante que as pessoas ponderem bem estes factores e que se lembrem que o clube gasta todos os anos milhares de euros em inscrições que não podem ser deitados ao lixo.

Por isso, para mim, a culpa dos maus resultados é de nós todos. A consciencia de cada um dirá depois no fim se fizeram ou não tudo o que deviam ou podiam pelo grupo e pelo clube. 


Blog UDC - Quem foram para ti as melhores equipas desta série?

JV - O campeonato é uma prova de regularidade, e por isso os melhores serão sempre os que fizerem mais pontos. Logo, o GRAP e o SL Marinha são justos vencedores embora, e por aquilo que vi nos nossos jogos, possam não ter sido as que melhor futebol praticaram.
Mas a verdade é que entre jogar mal e ganhar ou jogar bem e perder...prefiro como é obvio os 3 pontos. Se os conseguir a jogar bem... então optimo! Importa lembrar que as vitórias morais...são derrotas. O campeão é quem termina com mais pontos e isso é que interessa. Por isso, deixo aqui os meu parabens ao GRAP pela subida de divisão e aproveito para lhes desejar boa sorte para a final. 


Blog UDC - A época da equipa sénior acaba por contrastar com as excelentes prestações e resultados de todos os escalões de formação. Como analisas esta situação? 

JV - É engraçado serem os "miudos" a dar o exemplo aos séniores e não o contrário.
Mas o excelente trabalho que se fez ao nivel da formação está à vista, com todos os escalões a disputar a final dos seus campeonatos para alem dos juvenis disputarem tambem a final da taça distrital.

Penso que são optimas, as perspectivas para a UDC poder nos próximos 2/3 anos conseguir ter a equipa sénior composta, quase em exclusivo, por produtos da sua formação, ao contrario do que acontece agora. Alem disso, o facto de todos terem ganho os seus campeonatos e de estarem envolvidos em finais dá-lhes espirito vencedor. É importante termos jogadores habituados a ganhar e a saberem que o podem fazer em qualquer escalão.
Aliás, a equipa de juniores acabou por ser a "muleta" dos séniores. Para alem do excelente campeonato que fizeram ainda tiveram a disponibilidade para ao domingo acompanharem os séniores, principalmente nesta recta final em que foram sempre convocados 5/6 juniores. Foram uma ajuda preciosa e só lhes temos que dar os parabens e agradecer por isso...


Blog UDC - O clube atravessa uma crise directiva há já varios anos. Achas que este terá sido o grande motivo do declinio do clube em termos desportivos?

JV - Como é obvio, não me compete a mim comentar a situação directiva do clube. O que eu vejo é que um clube exige muito trabalho e dedicação e que são cada vez menos as pessoas dispostas a abdicar de algum tempo ao final do dia e aos fins de semana para trabalhar para o clube.
A "carolice" está em vias de extinção e aquela união das pessoas em torno dos clubes, que existia a uns anos atrás, já não é a mesma. Os poucos que restam acabam por ser sobrecarregados e muitas vezes ao final de algum tempo tambem se afastam....saturados.

Tanto quanto sei haverá, no inicio de Junho, uma assembleia-geral de onde podem sair decisões importantes sobre o rumo da UDC. Era por isso importante que todos aqueles que que se têm mantido "na sombra" e que tenham ideias para revitalizar o clube que apareçam, e que deêm a cara. Que olhem principalmente para o trabalho dos miudos e que lhes deêm a oportunidade de continuar a vencer pela UDC.

Agora que se conseguiu reunir matéria-prima era importante não a deixar fugir para outros clubes. Há miudos com muita qualidade em qualquer um dos escalões.


Blog UDC - Um ultima mensagem aos leitores do blog... 

JV - Nesta altura, aquilo que posso dizer ou pedir é que compareçam em massa nas finais dos miudos e que possamos tambem nós dar uma força extra para trazermos titulos para a Caranguejeira. 
A todos os técnicos e atletas envolvidos nas finais que se aproximam desejo-vos, em meu nome e em nome do plantel sénior, muito boa sorte e que consigam trazer os "canecos" porque campeões já vocês são todos. Muitos parabens por isso!


1 comentários:

Rafa disse...

Um abraço João Vasco...

Grande palavras as tuas...mas não posso deixar de fazer um reparo..é verdade que foram poucos os que tentaram ajudar o clube...mas não é menos verdade que houve quem quisesse ajudar e quem manda, não deixou...


é tão importante que hajam pessoas a ajudar, como que o clube esteja disposto a receber essa ajuda...


que para o ano estejamos mais fortes...!