UDC foi GIGANTE, mas não chegou...
Quinta-Feira, 3 de Junho de 2010
Numa linda manhã de primavera, os Juvenis da UDC deslocaram-se a Alqueidão da Serra para disputar, pela primeira vez na história dos escalões de formação da UDC, a FINAL da Taça Distrital. Pela frente tinham a equipa do GD Nazarenos que joga na Divisão de Honra e que ficou, nesta época, a um ponto de subir à Divisão Nacional.
A missão não era fácil, mas chegar até à final também não o tinha sido e querer continuava a ser a palavra de honra.
Antes do início do jogo tempo para entrega de medalhas e para as fotografias de grupo.
Com o apito inicial veio a confirmação de que não iria ser uma partida fácil para os jogadores de André Gameiro. Os Nazarenos entram melhor no jogo, mais atacantes, mais confiantes, e aos 20 minutos um erro da defesa verde e amarela permite mesmo o 1.º golo à turma da Nazaré.
A partir daqui as coisas complicaram-se ainda mais, já que os Nazarenos ficaram ainda mais fortes e com a confiança duplicada.
Uma confiança que lhes permitiu chegar ao 2.º golo, oito minutos depois do primeiro. Uma defesa inacabada de Ricardo permite que, na recarga, os Nazarenos estabeleçam o resultado em 2-0.
A situação estava ainda mais complicada e os jogadores sentiam essa realidade nas pernas. Aos 29 minutos nova situação de muito perigo junto à baliza da UDC. Foi por muito pouco que os Nazarenos não fazem o 3-0, através de um bonito chapéu a Ricardo.
As situações de perigo continuaram, sempre com a turma do GD Nazarenos muito ofensiva. Tão ofensiva que aos 34 minutos da primeira parte confirmam a sua superioridade até esta altura do jogo com um inequívoco 3-0. Um remate forte e colocado, de fora da área da equipa preta e branca transforma-se num grande e bonito golo!
A UDC demorava a reagir e os adeptos já só esperavam pelo intervalo, na esperança de que as palavras do treinador motivassem os jogadores e os levassem a continuar a lutar pelo sonho.
Ainda existiam 40 longos minutos para disputar. Nada estava perdido.
E foi exactamente isso que aconteceu. Os miúdos da UDC vieram revitalizados do balneário. Mais ofensivos, a jogar a bola pelo chão, mais confiantes. E o resultado desta atitude não demorou a aparecer. Aos 8 minutos do 2.º tempo, o puto maravilha, Joel, "O Goleador", atira para o fundo das redes dos Nazarenos e reduz a diferença. 3-1 no marcador.
Mas a equipa da Nazaré não baixava os braços e continuava a criar situações muito perigosas junto à baliza da UDC.
No entanto, neste período de tempo, a equipa da Caranguejeira dominava e mostrava o seu futebol. A 8 minutos do final da partida, nova grande oportunidade para "O Goleador", que acaba por não conseguir concretizar, na boca da baliza nazarena.
A emoção aumentava e a 1 minuto do tempo regulamentar, Renato sofre uma falta dentro da grande-área nazarena e o árbitro assinala grande penalidade para a União Desportiva da Caranguejeira. Este foi o momento mais alto da partida. Este lance podia mudar a história do jogo. Vila é chamado a concretizar, remata colocado, mas o guarda-redes dos Nazarenos adivinha a intenção do jogador da UDC e agarra a bola. Mérito para o guardião da equipa da Nazaré.
Já em tempo de descontos, nova situação polémica. Mais uma vez Joel, o "puto maravilha" consegue vencer no duelo com o guarda-redes preto e branco. Isolado na frente "O Goleador" fez-se gigante, saltou e cabeceou isolado na grande-área da equipa do GD Nazarenos. A bola entra mesmo na baliza adversária e festejou-se o golo nas bancadas. Festejos que, no entanto, pouco duraram, já que o fiscal de linha assinalou fora de jogo ao avançado caranguejeirense.
O resultado manteve-se assim intacto até ao final dos descontos. 3-1. Muitos protestos dos adeptos relativos às decisões da equipa de arbitragem, mas, no final, vitória merecida dos Nazarenos que levaram mesmo a taça para a beira da praia. Para a Caranguejeira, os Juvenis levaram o orgulho de terem feito história e de terem honrado dignamente o emblema que transportavam no peito.
Mais importante do que qualquer troféu, é a atitude lutadora, o orgulho de vestir uma camisola verde e amarela, o fair play, a humildade, a força, a raça e o querer que estes miúdos demonstraram em cada jogo.
Grande época deste escalão da UDC (aliás, à semelhança do que aconteceu nos outros escalões de formação), que em 30 jogos oficiais contabiliza 26 vitórias, 1 derrota e 3 empates.
Parabéns a todos pelo empenho e pela dedicação ao clube.
Festa da equipa do GD Nazarenos.
No final do jogo o nosso blog auscultou alguns adeptos, bem conhecedores do clube e do seu futebol:
"Provaram que, com esta equipa, podiam andar na Divisão de Honra à vontade e têm valores para lá andar!" - Zé Carvalho
"Demonstrámos ter qualidade para estar numa divisão acima!" - Oliveira, capitão de equipa.
André Gameiro considera que a equipa lutou até ao fim e dignificou a final e o clube que representa.
Quanto ao seu futuro, o treinador dos Juvenis revelou ao nosso blog que "Se a equipa de Juvenis continuar, eu vou ficar com eles. Faço questão disso!"
Liliana Oliveira
4 comentários:
Só uma correcção... A Nazaré está na divisão de honra e não na 1ª Distrital
Peço desculpa pelo lapso. Está feita a correcção. Obrigada Sr. anónimo. :)
alguns videos dizem respeito à festa do caldas, e nao dos nazarenos
Mais uma vez, os meus leitores sempre atentos, têm razão... Está feita a correcção.
Obrigadíssima.
Enviar um comentário