domingo, 31 de janeiro de 2010

Fim de Semana de Vitórias

Desta jornada desportiva destacam-se as vitórias dos Seniores e Juvenis da UDC, e a derrota dos juniores.
Assim, este sábado a equipa comandada pelo técnico André Gameiro na deslocação ao reduto do GD Ilha conseguiu arrecadar mais 3 pontos, vencendo pela margem mínima (GD Ilha, 0 - UDC, 1). Apesar de mais uma vitória incontestável, a somar ao vasto palmarés deste grupo nesta época, o seu treinador mostrou-se um pouco decepcionado com a actuação da equipa, salientando que "apesar de termos ganho, este foi o pior jogo que fizemos esta época, não jogámos nada".
Também a jogar fora os seniores da UDC, à semelhança do jogo da primeira volta, cilindraram a equipa do Moitense por quatro bolas a zero (Moitense, 0 - UDC, 4). Foi mais uma importante vitória para o grupo sob o comando de José Carvalho, que pretende recuperar o máximo de pontos perdidos na primeira volta de modo a aproximar-se dos lugares cimeiros.
Apesar de terem jogado em casa, os juniores não conseguiram vencer os congéneres do GD Santo Amaro, perdendo por 1-2.

Foto de Arquivo/Orlando Marques

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Séniores - 18ªJORN - Resultados e Classificação

Resultados

GD Praia da Vieira 0 - URD Juncalense 4
ACR Maceirinha 1 - GD Santo Amaro 1
GD Atouguiense 8 - Nadadouro 0
Grap/Pousos 5 - Óbidos SC 0
GD Vidreiros 2 - GDCR Unidos 0
Biblioteca 8 - CD Moitense 0
UD Caranguejeira 5 - GDR Boavista 0
UD Turquel 0 - ID Vieirense 0
GR Milagres 0 - SL Marinha 5

Classificação

1ºGrap/Pousos - 45 Pontos
2ºSL Marinha - 43 Pontos
3ºBiblioteca - 35 Pontos
4ºID Vieirense - 34 Pontos
5ºGD Vidreiros - 33 Pontos
6ºACR Maceirinha - 32 Pontos
7ºURD Juncalense - 30 Pontos
8ºGD Atouguiense - 30 Pontos
9ºGDR Boavista - 28 Pontos
10ºGD Santo Amaro - 28 Pontos
11ºÓbidos SC - 26 Pontos
12ºUD Turquel - 26 Pontos
13ºUD Caranguejeira - 26 Pontos
14ºGDCR Unidos - 19 Pontos
15ºNadadouro - 16 Pontos
16ºCD Moitense - 5 Pontos
17ºGR Milagres - 2 Pontos
18ºGD Praia da Vieira - 1 Ponto


Próxima Jornada (31-1-2010)

SL Marinha - GD Praia da Vieira
URD Juncalense - ACR Maceirinha
GD Atouguiense - GD Santo Amaro
Nadadouro - Grap/Pousos
Óbidos SC - GD Vidreiros
GDCR Unidos - Biblioteca
CD Moitense - UD Caranguejeira
GDR Boavista - UD Turquel
ID Vieirense - GR Milagres

.

[Séniores] UDC, 5 - Boavista, 0


Os Séniores da UDC não podiam ter iniciado melhor a segunda volta do campeonato. De regresso ao Campo da Mata, após alguns dias em que o mau tempo deu tréguas, a UDC deu este Domingo aos adeptos razões de sobra para boas ovações. Cinco bolas a zero foi o resultado obtido frente à rival Boavista. Com direitos a aplausos extra estiveram os marcadores: Pedro Carreira (1), Telmo Franco (1), Igor (1), e Dany (2).
Menos sorte tiveram os Juniores que, frente ao Atouguiense, averbaram uma pesada derrota por seis bolas a zero. À equipa resta agora acentuar o trabalho para obter de futuro resultados mais positivos.
[Foto de Arquivo/OM]

domingo, 24 de janeiro de 2010

[JUVENIS] UDC, 3 - UD.Serra, 0


Os juvenis da UDC estão nos quartos de final da Taça AF Leiria. A proeza foi conquistada este sábado, a vencerem os congéneres da UD Serra por três golos sem resposta. Parabéns aos jogadores e equipa técnica.
[Foto de Arquivo/OM]

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

[JUVENIS] Quartos Final da Taça AF Leiria


Os Juvenis da UDC jogam este sábado o acesso aos quartos de final da Taça Distrital da AF Leiria, frente à UD Serra. O jogo terá lugar pelas 18h00 no Campo da Mata. A equipa apela ao forte apoio da massa associativa, e conta com a sua presença.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Centenas de caranguejeirenses despediram-se do "seu médico"

Até sempre Doutor!


Esta manhã um milhar de pessoas juntou-se na rua central da vila da Caranguejeira para manifestaram o seu pesar e despedir-se do Doutor Correia Alexandre. Foi um momento particularmente sensível, com toda a gente, num gesto de profundo agradecimento e pesar, a aplaudir à passagem da viatura que levava o corpo do médico que dedicou meio século de vida ao povo caranguejeirense e das freguesias à volta.

Orlando Marques/Notícias da Caranguejeira
Foto: Leonel Costa/Fotobrinde/Notícias da Caranguejeira

Acompanhe a actualidade caranguejeirense em directo em http://twitter.com/ncaranguejeira

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Notícias da Caranguejeira assinala 20 anos

O jornal Notícias da Caranguejeira comemora a 20 de Janeiro o vigésimo aniversário de existência. A ideia surgiu a 7 de Maio de 1989, na missa dominical, assinalando-se nesse dia o Dia Mundial das Comunicações Sociais. A 20 de Janeiro, pelas mãos do falecido Pe António Ferreira e de um conjunto de jovens caranguejeirenses, nascia o «Notícias da Caranguejeira». Mantêm-se ainda hoje fiel ao príncipio do seu fundador: informar e instruir.
O blog da UDC associa-se a este momento de alegria e deseja ao Notícias da Caranguejeira, seu parceiro na informação, e a todos os colaboradores, as maiores felicidades!

Faleceu o Doutor Correia Alexandre

Faleceu o Doutor Correira Alexandre, conhecido médico de todos os caranguejeirenses. Dedicou toda a sua vida ao exercício da medicina, servindo a população da Caranguejeira durante 50 anos!
Numa entrevista ao Noticias da Caranguejeira, em 1990, dizia: "Hei-de exercer a minha actividade até ao fim". E assim foi!... Natural de Coimbra, chegou à Caranguejeira em 1949, seis anos após se ter licenciado, e cá ficou até... ao fim.
Sempre disponível 24 horas por dia, entrou muitas vezes aos serviço no Centro de Saúde ainda muita gente dormia. Pelas 5 ou 6 horas já estava a atender doentes! Há poucos anos recebeu uma mais que merecida homenagem, ao dar o seu nome à escola EB 2/3. Exerceu actividade médica até Julho passado, altura em que o seu estado de saúde começou a piorar.
Este Domingo, ao anoitecer, em sua casa, partiu para a eternidade. Deixa nos Caranguejeirenses profunda saudade e uma enorme gratidão.
O blog da UDC apresenta as sentidas condolências à família e junta-se à família caranguejeirense num sentido agradecimento.
Obrigado Doutor Correia Alexandre!

Séniores: UDC, 1 - Vieirense, 3

A UDC terminou mal a ultima jornada da primeira volta do campeonato ao sair derrota no duelo disputado com o Vieirense. A jogar em casa emprestada (Boa Vista) a UDC até começou bem o jogo, adiantando-se no marcador com golo de Carlão. Contudo, mais uma vez os pupilo de José Carvalho mostraram não estar ainda aptos a gerir a vantagem, acabando por sucumbir perante um Vieirense mais experiente e decidido a levar a melhor. Dando a volta ao marcador o Vieirense justificou o terceiro lugar que ocupa na classificação geral. A UDC ocupa agora o 13º lugar com 23 pontos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Séniores: Milagres, 1 - UDC, 2

A UDC conquistou este Domingo uma importante vitória ao vencer o Milagres por duas bola a uma, no seu reduto. No próximo Domingo, a jogar em casa, a turma de José Carvalho poderá reduzir a desvantagem alcançando mais três pontos frente ao Vieirense, e começar assim a segunda volta do campeonato mais tranquila.

[Séniores] Salsicha: O regresso à Titularidade

"Há muita ingenuidade! É necessário virem aos treinos."

Em entrevista exclusiva ao blog UDC / NC, André Gameiro (Salsicha) mostrou-se muito feliz pelo regresso à titularidade no jogo frente ao Pilado-Escoura a contar para a Taça da AF Leiria, mas mostrou-se triste com algumas situações e apontou soluções.


No regresso à titularidade foste feliz ao marcar o golo que quase colocou a Caranguejeira na eliminatória seguinte da Taça Distrital. Como te sentiste?
Senti-me bem, feliz por voltar a jogar, por ter recuperado a lesão. Foi um voto de confiança que o treinador me deu e eu penso que correspondi da melhor forma. Marquei um golo com a ajuda de toda a equipa. Todos trabalhámos para isso, eu apenas apareci para finalizar. Claro que me senti feliz por poder voltar a ajudar a equipa.

Apesar de tudo o golo não evitou a derrota e o afastamento da equipa desta competição. O que é que faltou?
Faltou-nos ter um pouco mais de cabeça fria, sobretudo nos últimos minutos. Não podemos voltar a sofrer um golo em casa, sobretudo um golo destes a 5 minutos do fim quando estávamos a ganhar por uma bola. No prolongamento jogamos com mais um e sofremos mais um golo. Isto não pode acontecer. Notou-se muita ingenuidade, temos jogadores muito novos, com pouca experiência. O pessoal corre muito, mas não corre de forma correcta, e isso é um grande problema que a nossa equipa tem.

Alguma falta de sorte também?
Sim, mas atribuo o problema mais à muita ingenuidade da nossa equipa.

Sentes-te integrado no grupo? Sentes que a tua presença no centro do terreno pode dar uma outra dinâmica de jogo e, ao mesmo tempo, mais segurança na transposição defesa/ataque?
Sim. Penso que a minha presença pode dar um pouco mais de qualidade. Digo isto sem retirar a qualidade aos meus colegas, senão não estariam na equipa connosco. No entanto, penso que tenho um pouco mais de experiência que eles. É-me mais fácil lidar com certas situações que acontecem dentro de campo. Contudo, tudo isto parte da aprendizagem, e neste aspecto noto muitas vezes que quando se chama a atenção a algum jogador, às vezes nos próprios treinos da equipa, eles ficam chateados, e isso não pode acontecer. Têm que saber ouvir uma reprimenda quando tem que ser, para o erro não voltar a acontecer. Estas situações como a de hoje são o reflexo do treino.

Sentes que a tua presença, e a do Tó Mané, enquanto jogadores com bastante experiência, podem colmatar os problemas do centro do terreno?
Penso que os problemas são ao nível central-defensivo, lateral esquerdo, e as muitas situações de finalização que não conseguimos concretizar. Ganhar oito ou nove zero é fácil. Mas quando jogamos com um adversário directo temos muita dificuldade em fazermos golos. Penso que tem de partir da felicidade de jogadas individuais.

O que julgas ser necessário melhorar na equipa?
Penso que o necessário é todos virem treinar em todos os treinos, e não acontecer estarmos seis ou sete a treinar num dia, oito ou nove no outro, e no último dia treinarem 16 ou 17. Isto não pode acontecer. O treinador não pode fazer nada se eles não vierem treinar. Esse é o grande aspecto a melhorar.

E em termos de espírito de grupo?
Acho que há um bom grupo de trabalho, mas o pessoal pode unir-se mais. Quem foi ao estádio no Domingo sentiu a muita juventude que estava lá: os juvenis, iniciados, etc. Por exemplo, para os juvenis, foi importante ver a entrega que eu tive no jogo. Ao verem o meu exemplo percebem melhor aquilo que lhes transmito em treinos e jogos, e assim sentem que se não trabalharem, correrem, se não tiverem bola não conseguem fazer jogo. Foi também uma grande motivação extra que tive, o apoio que tive do público, e em especial do treinador a quem dediquei o golo pela confiança depositada.

Orlando Marques

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Taça AF Leiria: UDC, 1 - Pilado Escoura, 2

Grande "Salsicha"


O regressado André Gameiro (Salsicha) marcou o golo que colocou a UDC em vantagem ao minuto 70 da segunda parte. A vantagem viria a ser desfeita quinze minutos depois, aos 85, despejando um balde de água fria sobre os muitos adeptos presentes. Como mandam as regras o jogo prosseguiu com o prolongamento. Num lance protagonizado por Salsicha, a UDC quase que poderia ter matado o jogo aos 115m, mas o cansaço traiu o experiente jogador que, isolado, não conseguiu bater o guardião adversário. A equipa do escalão superior da distrital acabou por chegar à vantagem, adiantando-se no marcador quando toda a gente se preparava para a "lotaria" dos penaltis. Na sequência da marcação de um livre à entrada da área caranguejeirense, aos 119m, um cabeçeamento de um jogador do Pilado introduz a bola nas redes, afastando a UDC da edição 2009/10 da Taça Distrital da AF Leiria. Pela prestação, produção de jogo, e pelo golo marcado, Salsicha foi o homem do jogo, a mostrar que ainda tem muito a dar ao futebol. Foi, sem dúvida um regresso feliz.









Reportagem (Texto e Fotos): Orlando Marques / Notícias da Caranguejeira


Noticias dos Juniores e outros

Caros leitores,

Dirijo-me a vós novamente a propósito de repetidos comentários, anónimos (como costume), sobre a falta de notícias dos juniores ou outras secções e vertentes desportivas da UDC.
Julgo, não querendo passar à frente ao responsável máximo deste blog - "Voltron" - que está aberto à colaboração de quantos o quiserem ajudar a dinamizar com a publicação de notícias de acontecimentos e eventos. Se este site não contempla mais notícias de outras secções e modalidades da UDC é, simplesmente, por falta de colaboradores! Se reparerem, além de mim, OM, e do Voltron, ninguém mais colabora. Porquê?, pergunto! Porque dá trabalho? Porque dá muito trabalho e nenhum rendimento? Porque além de dar muito trabalho, nenhum rendimento, ainda acarreta custos, deslocações, tempo, serões à frente dum computador e longe do convívio dos amigos, menos tempo para dormir, deixar para trás outros gostos e passatempos pessoais, etc??? Sim, sim, é verdade! E, porque o "amor à camisola" é assim tão bom, porque não juntarem-se a nós e colaborarem? Em vez de se ligarem à net e irem ao fórum deste Blog mandar bocas e criticas destrutivas, porque não pegam no carro, na mota, ou a pé, agarram no bloco de apontamentos, na caneta, no gravador, na máquina fotográfica e no telemóvel e põem mãos à obra deslocando-se ao campo da Mata, campo de treinos, pavilhão desportivo ou seja o local que for, e fazem reportagens aqui para o Blog?
Quem dê à língua há muita gente, mas para trabalhar...
Estes comentários e atitudes só dão vontade de não fazer mais nada. Aliás, o meu lugar está à disposição de quem o queira, não tenho lugar cativo, cedo-o a custo zero, e ainda têm a garantia de não ver qualquer critica ou comentário meu.
Há uns tempos atrás convidei algumas pessoas a participar neste Blog, uma delas até tinha um blog para a sua secção e daí que quando fazia para um colocava também no outro. Contudo, até hoje ainda estou à espera da primeira participação.
Amigos, acreditem que o que faço, faço por gosto, e não faço mais porque é impossível. Outros talvez o fizessem se houvesse "euros" por trás... Mas não há, só amor à causa, e isso há muita gente que não sabe o que é.

Faltas de respeito / Direitos de imagem e autor

Caros leitores deste Blog,

É com muito desagrado que vejo múltiplas e diversas faltas de respeito no fórum e comentários. A última atingiu-me pessoalmente, como poderão ver no fórum, por alguém não indentificado, com o nick "Alert". Em primeiro lugar não admito faltas de respeito a ninguém. Segundo, é de bom senso que, quando alguém escreve algum comentário no fórum ou nos espaços de comentário, se identifique com o nome próprio pois, se não escreve nada que ofenda também não terá problemas em identificar-se.
À pessoa que se identifica por "Alert" é bom que esteja mesmo alerta antes que faça asneira. Ganhe um pouco de educação e aprenda a dialogar como pessoa adulta.
Aos restantes estimados leitores deste Blog, informo que as imagens aqui ou noutro espaço publicadas, por mim ou por outro autor, estão sujeitas por lei a direitos de autor e de imagem, pelo que qualquer cedência necessita da autorização do devido autor e/ou proprietário.
As fotos aqui publicadas só poderão ser cedidas mediante a minha autorização e consoante o objectivo. Obviamente que a cedência poderá ter um custo mas, como referi, dependerá do objectivo e justificação apresentada pelo requisitante.
Por último, como as reportagens fotográficas contam com o apoio técnico da Fotobrinde, Lda., qualquer cedência de fotos para impressão será realizada na loja da mesma empresa, salvo excepção devidamente fundamentada.
Por exemplo, uma foto oficial de plantel tem direitos de imagem do jornal Notícias da Caranguejeira e do seu autor (que poderá ser a Fotobrinde). Mesmo que tenha sido adquirida pela instituição "UDC", os direitos de autor mantêm-se salvo acordo entre UDC e Notícias da Caranguejeira.
Qualquer desrespeito das regras sujeita-se às sanções previstas na Lei Portuguesa.

Votos de um 2010 repleto de óptimas notícias desportivas!

Orlando Marques (OM)